SGAS 614 - Via L2 Sul - Vitrium Centro Médico Inteligente - Sala 168 - Asa Sul - Brasília - DF - 70200-740

(61) 99868-9029(61) 99125-2221

SGAS 614 - Via L2 Sul - Vitrium Centro Médico Inteligente - Sala 168 - Asa Sul - Brasília - DF - 70200-740

Reprodução Humana (Assistida)

Oncofertilidade

IMG_1798.JPG
A Oncofertilidade é uma área da medicina que busca preservar o potencial reprodutivo de homens e mulheres após tratamentos oncológicos. Este é um serviço indicado para homens e mulheres que irão passar por tratamentos contra câncer e desejam ter filhos biológicos no futuro.

Em mulheres, a preservação reprodutiva é feita por meio do congelamento do óvulo e/ou partes do ovário. No congelamento dos óvulos, realiza-se a estimulação ovariana controlada por medicamentos, para no período da ovulação efetuar o congelamento dos óvulos ou embrião em processo similar ao da fertilização in vitro. Na preservação de tecido ovariano, através de uma cirurgia minimamente invasiva, como a vídeolaparoscopia, ou de uma cirurgia aberta, extraímos tecidos do ovário para posteriormente (futuramente) reimplantá-los, também, cirurgicamente.

Também é possível retirar o ovário do campo de irradiação durante a radioterapia. Ou mesmo, realizar o que chamamos de bloqueio hormonal (com agonistas do GnRH), mas com resultados ainda incertos quanto à preservação da fertilidade feminina.

Para os homens, o processo de conservação da fertilidade é mais simples, sendo feito a partir do congelamento dos espermatozoides colhidos, geralmente, através de um de ejaculado por meio de uma masturbação. Outra alternativa, ainda experimental, é a criopreservação de tecido testicular. Mas gosto de frisar que estamos nos anos dourados da Reprodução Assistida, com técnicas promissoras para um futuro próximo (quem sabe?).

O método aplicado para conservação do potencial fértil é definido com base na análise feita pelo oncologista juntamente com o especialista em reprodução humana e o(a) paciente.